Uma introdução
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber (Vygotsky, 1930)
O desenvolvimento humano é algo constante e ocorre de maneira agressiva, tem inicio algumas semanas após a fecundação do ovulo e o seu fim se dá com a morte orgânica do mesmo; de forma intermitente é possível observar a evolução de um bebe, transpassando por varias fazes, modificando suas atenções, trocando as formas de prazeres, criando compreensão, conquistando equilíbrio físico, absorvendo informações diretas e indiretas de seu meio uma evolução interrompível e de certo modo assustadora toda esta evolução é demonstrada de maneira muito intrigante no documentário BEBES do diretor THOMAS que busca demostrar as diferenças culturais que envolvem quatro crianças de países diferentes.
O Desenvolvimento Sensório Motor Bebê
O desenvolvimento da criança desde seu nascimento ocorre por um único objetivo, há sobrevivência, o bebe mesmo sendo totalmente dependente de um adulto, já nasce de certo modo preparado para sobreviver em seu novo ambiente, interagindo e reagindo com o mesmo, essa relação complexa é superada por estruturas neurológicas que já estão razoavelmente bem formadas com conjuntos sensórias pré-desenvolvidos, deste modo as influencias geradas pelo meio ocorre desde o inicio, o bebe logo após o nascimento já absorve impressões de seu meio e estas impressões inicias positivas é de suma importância para o desenvolvimento prospero do bebê PAPALIA (2000) cita que:
Com a decorrência do amplo repertório funcional para interação como ambiente, as relações afetivas e sociais, principalmente com os pais, devem ser fortemente estabelecidas desde o nascimento, (PAPALIA, 2000).
A atividade motora do recém nascido é ativa mas desordenada, com movimentos sem objetivo, os movimentos ocorre de modo assimétrico, estes movimentos ocorre tanto nos membros superiores como nos inferiores, reflexos inatos como a sucção a rotação entre outros ocorrem a priori do parto, estes fazem 3 parte do instinto de sobrevivência da espécie adquiridos com a evolução biológica humana, é importante ressaltar que grande parte destes reflexos de legado evolutivo desaparecem com a maturação sensorial do individuo. Alguns reflexos são próprios desta idade e ocorrem em praticamente todos os bebês, sendo inibidos nos meses subsequentes devido principalmente ao amadurecimento do cerebelo e do córtex frontal.“(Papalia 2000) Está maturação neurológica é facilmente observado no documentário aqui já descrito, o tempo de desaparecimento de alguns desses reflexos sofre grande variação de tempo de bebe para bebe como demostrado no documentário, não há influencias diretas do seu meio nesse aspecto, o desaparecimento desses reflexos desnecessários se dá a mielinização (anexo 1) das vias motoras permitindo assim movimentos voluntários: Uma boa parte do crédito pela a eficiência da comunicação neural vai para a células glias, que revestem as vias neuras com uma substancia gordurosa chamada mielina, permitindo assim que os sinais propaguem com mais velocidade e com maior fluidez (Wolfe & Bell, 2007)
A Influencia Cultural no Desenvolvimento Cerebral
Em termo cientistas que atuavam no século XX, acreditavam que o cérebro crescia de segundo um padrão imutável e geneticamente imutável, mas com a evolução dos estudos científicos, hoje, já é quase unanime o consenso de que o cérebro pós-natal é moldado pela experiência, essa modelação ocorre de maneira mais agressiva nos primeiros meses de vida, mas continua a ocorrer até o final da vida; é importante ressaltar que o cérebro alcança 90% de seu peso final aos 3 anos de idade; Os surtos de crescimento do cérebro coincidem com mudanças no comportamento cognitivo do individuo; O cérebro esta divido em duas partes (anexo 2), hemisfério direito e esquerdo ,os diferente hemisférios cerebrais tem suas próprias especializações, essa especialização se da o nome de lateralização, o hemisfério esquerdo se ocupa principalmente com a parte da linguagem e do raciocínio logico, já o direito fica encarregado principalmente com as funções visuais e espaciais, há lateralização aumenta com a idade atingindo seu auge entre 25 e 35 anos, os dois hemisférios são unidos por uma espessa faixa de tecido chamada 4 corpo caloso, que lhes permitem compartilhar informações e coordenar comandos, o corpo caloso cresce significativamente durante a infância, atingindo o tamanho definitivo aos 10 anos, mas a evolução deste incrível órgão nunca para, sua plasticidade nunca termina, ela esta sempre ocorrendo como aponta J. E. BLACK, 1998, que cita que a plasticidade continua por toda a vida enquanto os neurônios mudam de tamanho e de formato em resposta da experiência ambiental, tais descobertas foram um incentivo para esforços bem sucedidos em estimular o desenvolvimento do cérebro de bebês prematuros, Essa citação deixa claro como o fator ambiente muitas vezes predomina sobre o desenvolvimento orgânico, as diferenças de desenvolvimento entre os quatro bebes mostrados no documentário, deixa claro que é há cultura que formata o novo individuo, cultura que impõe suas regras desde o parto até o fim de suas vidas, a criança africana vem a o mundo pelo o parto normal, sem médicos anestesia, a sua única ajuda é uma pessoa mais velha de sua tribo, já a criança norte americana vem a mundo pelo a cesariana, sendo acompanhada pelos médicos e pelo pai, o anos se passam em si mas as diferenças culturais continua entre todos os personagens do documentário, onde dois vivem no meio urbano e os outros em meio a os animais que ali brincão diariamente com eles, é incrível a diferenças e as semelhas entre essas distintas culturas, o zelo entre os genitores em ambas as culturas se assemelham, mas o fator perigo se diferencia muito entre eles, em um momento do documentário um dos bebes aparecem em meio a bois, sozinho, imagino como este comportamento seria chocante comparado a criação da criança norte americana e a europeia, o alimento entre os bebes após o nascimento são os mesmos, o leite, mas o modo particular de amamentação de cada cultura impressiona, talvez o mais distinto seja o da mãe africana que amamenta as crianças de pé a qualquer momento; O desenvolvimento não segui a regra de uma sequencia universal, mas o ritmo não parece responder a certos fatores contextuais, um ritmo de desenvolvimento considerado normal em uma cultura pode não ser em normal em outra.
Bebês africanos tendem a ser mais avançados do que os norte americanos e europeus em sentar-se, andar e correr, algumas culturas encorajam desde muito o desenvolvimento de certas habilidades, em quanto outras culturas praticam o oposto.
O comportamento das mães Ache que puxam o seus bebes de volta para o colo quando estes começam engatinhar e se afastar, retardando assim o desenvolvimento, estes bebes só conseguem andar por volta dos 18 meses, este exemplo fixa claramente importância da influencia do desencorajamento desenvolvida por parte da cultura, retardando desse modo algumas habilidades especificas.
Uma Conlusão
A construção do humano é algo extraordinário, como uma teia nossos neurônios, fazem e desfazem sinapses, se modificam, aprendemos desde de o nascimento viver e sobreviver em um mundo que se modifica com tamanha agressividade que nós força a adaptarmos a todo momento; esse mundo multicultural, onde não há um modelo estabelecido universalmente para os seus novos habitantes que já nascem mesmo sem saber, donos de uma vasta historia cultural, são eles herdeiros de nossos costumes, e cabem a nós ensinar-lhes estes costumes, Vygotsky afirma que ´´o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa“, Assim ele conclui que devemos agir de modo que desenvolva mecanismos para que as crianças tenham êxito em seu principal objetivo que é sobrevier e continuem modelando e evoluindo as nossas infalíveis culturas
Se você gostou desse texto ou tem uma indicação de um tema que você gostaria de saber mais comente ali em baixo !
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
Disponível em Acessado em 01.11.2013 as 14:00 horas.
BALMES, THOMAS. Bebês. Focus e featwares, THOMAS BALMES, EUA, 2010. Filme produzido em 2010 sobre 4 bebsês.
PAPALIA, DAINE. Capitulo 3 e 4
https://opsicologohenrique.com.br/psicologia-no-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/
Psicoterapia Individual
https://opsicologohenrique.com.br/sindrome-burnout-estresse/